quinta-feira, 21 de maio de 2009

Em Roma, pague como os romanos


Segunda parada: Roma. A passagem pela Itália era desejo antigo. O roteiro incluiu Roma, Veneza, Treviso e uma pequena cidade chamada Bressanvido (tudo muito perto de Veneza) onde finalmente encontraria a rua Bettinardi. 
Mas vamos por partes. Roma é uma cidade um pouco mais barulhenta e a quantidade de vespas realmente impressiona. No mais é como ir a Disney (eu imagino)... só que com quase 3 mil anos de história. Mas as filas e a quantidade de turistas irrita bastante. Tudo lotado, todo mundo tirando foto, todo mundo comprando badulaques...
Tirando o lado "bronquinha", a cidade é um espetáculo. Cada saída de estação de metrô, era olhar um monumento impressionante, um prédio imponente, enfim... a cidade faz com que você se sinta realmente pequeno. O mais legal em Roma foi comprar o bilhete válido por dia inteiro (4 euros) e ir a todas as estações, dar um rolê pela redondeza e partir pra próxima. Foi o que fiz... e a alegria de andar pela rua e me surpreender não tem precedentes.
Momento #ficadica: apesar do calor, se pretende visitar as igrejas, é bom usar roupas mais longas... enfim, perdi um dia de peregrinação sacra justamente por usar um vestido que mostrava os joelhos. Foi em Roma que vi a serventia da calça corsário... o hit do turismo por aqui.
Como toda a geek, sofri muito para achar um café ou lugar com wi-fi na cidade. Mas depois que descobri um spot de wi-fi free no parque Villa Borghesi... virou meu lugar favorito na cidade (ok, mentira, tenho outros lugares bacanas por lá!). A ida ao parque já dá uma alegria, porque de lá você consegue ver a cidade toda... e vê o quanto é imponente, majestosa... só abstraia os preços na hora de comprar um gelato, ok?

Nenhum comentário: